Molas a gás com rosca - aço inoxidável 316

Molas a gás em material inoxidável 316

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Porquê escolher molas a gás em aço inoxidável em material AISI 316?
 

Molas a gás feitas de material inoxidável 316, podem suportar água salgada e agentes de limpeza. Por isso, são mais duráveis ​​​​em diversos cenários. O óleo é aprovado pela FDA. (Omnilube FGH 1046)

Esta mola a gás funciona como uma mola a gás normal. Ela oferece resistência quando a haste do êmbolo é pressionada para dentro do cilindro e tentará sempre regressar ao seu comprimento descarregado (L2).

Manutenção da mola a gás
 

As nossas molas a gás não requerem manutenção. Na verdade, a haste do êmbolo não deve ser lubrificada, pois tal poderá danificar a vedação entre a haste do êmbolo e o cilindro. Se a mola for utilizada num ambiente sujo, poderá montar os nossos foles de borracha para proteger a haste do êmbolo.

Como deve ser instalada a mola a gás?
 

É importante instalar a mola a gás de modo que a haste do êmbolo (a parte fina da mola a gás) fique apontada para baixo na posição de maior curso. Se for instalada de forma inversa, existirá o risco de o óleo sair da vedação, e a sua vida útil será consideravelmente reduzida.

Terminais e acessórios em aço inoxidável resistente a ácidos
 

Agora também temos uma seleção de terminais e acessórios em aço inoxidável AISI 316 resistente a ácidos. Para mais informações, consulte a secção de terminais ou utilize os botões abaixo.

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Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm)
Ø2 - Diâmetro do tubo (mm)
L1 - Curso (mm)
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K - Relação de força

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Relação de força
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REF Stock Desenho técnico Ler mais 3D CAD
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 50,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-50-316 GFRF-6-20-50-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 75,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-75-316 GFRF-6-20-75-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 100,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-100-316 GFRF-6-20-100-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 125,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-125-316 GFRF-6-20-125-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 150,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-150-316 GFRF-6-20-150-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 175,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-175-316 GFRF-6-20-175-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 200,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-200-316 GFRF-6-20-200-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 225,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-225-316 GFRF-6-20-225-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 250,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-250-316 GFRF-6-20-250-316
Aço inoxidável 316 6,00 15,00 20,00 275,00 86,00 1,30 6,00 GFRF-6-20-275-316 GFRF-6-20-275-316
  1. GFRF-6-20-50-316
    Em stock: 17
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 50,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  2. GFRF-6-20-75-316
    Em stock: 35
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 75,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  3. GFRF-6-20-100-316
    Em stock: 27
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 100,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  4. GFRF-6-20-125-316
    Em stock: 27
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 125,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  5. GFRF-6-20-150-316
    Em stock: 25
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 150,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  6. GFRF-6-20-175-316
    Em stock: 25
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 175,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  7. GFRF-6-20-200-316
    Em stock: 25
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 200,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  8. GFRF-6-20-225-316
    Em stock: 25
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 225,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  9. GFRF-6-20-250-316
    Em stock: 25
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 250,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
  10. GFRF-6-20-275-316
    Em stock: 25
    Material Aço inoxidável 316
    Ø1 - Diâmetro da haste do êmbolo (mm) 6,00
    Ø2 - Diâmetro do tubo (mm) 15,00
    L1 - Curso (mm) 20,00
    F - Força (N) 275,00
    L2 - Comprimento sem carga entre roscas (mm) 86,00
    K - Relação de força 1,30
    G - Rosca (M) 6,00
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Cilindro e haste do êmbolo: Estas molas a gás inoxidáveis são feitas de material inoxidável AISI 316.

Óleo: O óleo é aprovado pela FDA.

Gás: Azoto N2 Padrão. O ar atmosférico contém 78,09% de azoto e é a base para a produção de azoto através da destilação do ar líquido. O azoto é inodoro, incolor, não tóxico e não inflamável.

Comprimento total (L1): +/- 3 mm

Haste do Êmbolo (L2): +/- 2 mm

Força (F): +/- 10 %

Se deseja uma ficha de dados em PDF ou um desenho CAD 3D da mola em formato .step, .iges ou .sat, pode descarregá-los gratuitamente, clicando no símbolo 3D CAD ao lado do número do item na tabela.

As molas a gás da Sodemann Industrifjedre A/S são definidas com base na espessura da haste do êmbolo, no curso e na força em N.
Designação das molas a gás

Desenho técnico - Molas a gás com rosca - aço inoxidável 316 - FDA
 
 
 
Ø1
=
Diâmetro da haste do êmbolo
Ø2
=
Diâmetro do tubo
L1
=
Curso
L2
=
Comprimento sem carga entre roscas
L3
=
Comprimento do tubo
G
=
Rosca
F
=
Força (Newton)
K
=
Relação de força
1 N
=
0,10197 kg
1 kg
=
9,80665 N

O quociente de força é um valor calculado que indica o aumento/perda de força entre 2 pontos de medição.

A força numa mola a gás de compressão aumenta quanto mais ela for comprimida, ou seja, quanto mais a haste do êmbolo for empurrada para dentro do cilindro. Isto sucede porque o gás no cilindro é crescentemente comprimido devido às mudanças de deslocamento no interior do cilindro, aumentando assim a pressão que resulta na força axial que empurra a haste do êmbolo.

Curva de força

  1. Força ao comprimento sem carga. Quando a mola não está sujeita a carga, ela não proporciona força.
  2. Força inicial. Devido a uma combinação de força de fricção adicionada a um determinado número de N produzidos pela pressão no cilindro, a curva mostra claramente que a força aumenta assim que uma mola a gás é comprimida. Assim que a fricção é superada, a curva cai. Se a mola tiver estado em repouso durante algum tempo, poderá ser necessária novamente força adicional para ativar a mola a gás. O exemplo apresentado mostra a diferença entre a primeira e a segunda vez que a mola a gás é comprimida. Se a mola a gás for utilizada regularmente, a curva de força ficará próxima da curva inferior. Uma mola a gás que fica em repouso durante algum tempo estará mais próxima da curva superior.
  3. Força máxima em compressão. Esta força não pode, na realidade, ser utilizada em contextos estruturais. A força é alcançada apenas num determinado instante, quando a pressão contínua/curso contínuo para. Assim que uma mola a gás deixa de se mover, ela tentará regressar à posição inicial e, portanto, a força utilizável é menor e a curva cai para o ponto 4.
  4. Força máxima gerada por uma mola. Esta força é medida no início do recuo da mola a gás. Isto mostra a imagem correta de quanta força máxima uma mola a gás gera quando está estacionária neste ponto.
  5. Força fornecida pela mola a gás nas tabelas. Pelos padrões normais, a força da mola a gás é fornecida a partir de uma medição da força nos 5 mm restantes de deslocamento até à sua posição estendida e em estado estacionário.
  6. Quociente de força. O quociente de força é um valor calculado que indica o aumento/perda de força entre os valores no ponto 5 e ponto 4. Assim, é um fator que mostra quanta força uma mola a gás perde ao retornar do seu ponto de deslocamento máximo (ponto 4) para o ponto 5 (deslocamento máx. posição estendida – 5 mm). O quociente de força é calculado, dividindo a força no ponto 4 pelo valor no ponto 5. Este fator também é utilizado na situação inversa. Se tiver o quociente de força (consulte o valor nas nossas tabelas) e a força no ponto 5 (a força nas nossas tabelas), a força no ponto 4 pode ser calculada multiplicando o quociente de força pela força no ponto 5.
    O quociente de força depende do volume no cilindro, aliado à espessura da haste do êmbolo e à quantidade de óleo. Isto varia de tamanho para tamanho. Metais e líquidos não podem ser comprimidos, e, portanto, apenas o gás pode ser comprimido no interior do cilindro.
  7. Amortecimento. Entre o ponto 4 e o ponto 5, pode ser observado um desvio na curva de força. É nesse ponto que o amortecimento começa, e existe amortecimento durante a parte restante do curso. O amortecimento ocorre porque o óleo precisa de se infiltrar através de orifícios no êmbolo. Mudando a combinação de tamanhos dos orifícios, a quantidade de óleo e a viscosidade do óleo, o amortecimento pode ser alterado. O amortecimento não pode/deve ser removido totalmente, pois a mola a gás totalmente comprimida em movimento livre súbito do êmbolo não será amortecida, podendo a haste do êmbolo sair do cilindro de forma descontrolada.

As molas a gás contêm azoto sob alta pressão. Este é um tipo de gás que não se incendeia nem explode, nem é tóxico se inalado. Não deve ser feita qualquer tentativa, em circunstância alguma, de desmontar a mola a gás ou de a recarregar, pois tal acarreta um grande risco devido à pressão elevada! Não queime, perfure, esmague ou amolgue a mola a gás, e não solde a superfície do cilindro. Não risque, pinte ou dobre o êmbolo.

Nunca utilize molas a gás como dispositivo de segurança. Se a danificação de uma mola a gás puder resultar numa lesão pessoal, deve ser providenciado um dispositivo de segurança. Se qualquer construção que incorpore uma mola a gás puder causar lesões pessoais em caso de perda de gás da mola, deverá ser utilizado um dispositivo de segurança adicional com vista a prevenir a ocorrência de lesões. Em algumas construções, poderão ser utilizados tubos de travamento para molas a gás. Isto protege a construção em caso de queda súbita de pressão na mola a gás. Ler mais

As molas a gás devem ser armazenadas e instaladas com o êmbolo apontado para baixo e a 45 graus da horizontal. Isto é importante, pois essa montagem assegurará que as vedações internas permaneçam lubrificadas pelo óleo no interior da mola a gás.

Se uma mola a gás for instalada horizontalmente ou com a haste do êmbolo voltada para cima, o óleo sairá da vedação, e esta secará. Isso acabará por afetar o funcionamento e a vedação poderá vazar, fazendo com que a mola a gás perca a sua força.

Para cada instalação, deverá assegurar-se de que não existe deflexão lateral ou outras forças que afetem de qualquer forma a mola a gás, além do movimento axial livre na direção longitudinal da mola a gás.

Quando uma mola a gás ficar parada durante algum tempo, poderá ser necessário um pouco mais de esforço para fazê-la mover-se novamente. Esta situação é perfeitamente normal.

Note também que, normalmente, não pode simplesmente comprimir com as suas mãos uma mola com mais de 200 N.

Nas construções com molas a gás, é aconselhável a utilização de um batente físico para assegurar que a mola a gás não sofra sobrecarga. Um batente físico evita que a haste do êmbolo fique totalmente pressionada para baixo. Por outras palavras, deverá ficar sempre visível uma secção da haste do êmbolo. Isto salvaguarda as características da mola a gás e assegura uma vida útil ideal.

Se a porta for fisicamente grande e/ou pesada, recomendamos a utilização de 2 molas a gás na construção. Caso contrário, existe risco de distorção na construção. Tal poderá limitar a funcionalidade da mola a gás e reduzir significativamente a sua vida útil. Em situações desfavoráveis, poderá até danificar a construção.

Se a construção já possui duas molas a gás instaladas, é sempre recomendável substituir ambas as molas ao mesmo tempo. Poderá haver variações de força entre uma mola usada e uma nova, e essa variação poderá afetar a funcionalidade e encurtar a vida útil da mola.

Evite lubrificar a haste do êmbolo, pois a gama de molas a gás não requer manutenção. É possível proteger a mola a gás com foles de borracha se ela for utilizada num ambiente com sujidade.

As molas pneu são abastecidas a 20° C, e a força inicial é, portanto, medida a 20° C.

A força sofrerá uma alteração de aproximadamente 3-3,5% por 10° C. Quanto mais frio estiver, mais fraca será a força da mola a gás.

A nossas molas a gás funcionam melhor a temperaturas entre -30° C e +80° C. Utilizar as molas a temperaturas próximas desses limites alterará a força, e não é recomendada a sua utilização máxima.

As molas a gás estão concebidas para realizar no máximo 5 movimentos por minuto a 20°C. Se este limite for excedido, ocorrerá uma acumulação de calor no interior da mola a gás, o que pode resultar em fugas através das vedações.

As molas a gás perdem um pouco de pressão ao longo do tempo, comparativamente à pressão original no momento em que foram instaladas. É expectável uma perda de pressão de até 10%.

Utilize sempre o menor curso possível e escolha o maior diâmetro possível de cilindro - isto aumenta a durabilidade. molas a gás longas e finas serão mais fracas do que molas a gás curtas e largas.

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